21 de abr. de 2012

21 de Abril inauguração de Brasilia


Projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e projetada urbanisticamente por Lúcio Costa, Brasilia foi construída com a mobilização de brasileiros que se deslocaram de várias regiões do pais para levantar do chão ermo do Planalto Central a nova capital federal. Sua construção começou no ano de 1957 e terminou em 1960, sendo vista por políticos de oposição especialmente a UDN, comandada por Carlos Lacerda como verdadeiro desperdício do dinheiro público. A construção de Brasilia em menos de cinco anos foi a marca registrada do governo Juscelino Kubitschek. Nesta época a população concentrava-se no litoral, e a transferência para o interior do pais foi decisivo no desenvolvimento do Brasil. Em sua inauguração Brasilia na verdade ainda era um acampamento, com poucos prédios e quase tudo a fazer. Mas no dia 21 de abril de 1960, o ato simbolicamente marcou a transferência da capital.



5 comentários:

Patrizia Dias disse...

Muito bem lembrado, parabéns a nossa capital.

Agnes disse...

Grande feito com certeza, que bom ver algo diferente, não desmerecendo jamais, mas só tinha visto posts do Tiradentes, ninguém havia lembrado de Brasilia, parabéns Gabriela, diferente e coerente.

Pastor Domingos disse...

Amada Gabriela,

Que a paz do Senhor Jesus esteja contigo.

No ano de 2001 visitei pela primeira vez Brasília, foi uma viagem muito abençoada.

O meu sogro irmao Francelino Neto, saiu do Rio Grande do Norte com uma turma grande de trabalhadoers e ajudaram a construir esta linda cidade.


um forte abraço

Pr, Edinaldo Domingos

Unknown disse...

E viva Brasilia,a capital que faz
da sua sede o Governo do Brasil

Um dia ainda irei conhecer
Parabéns pela data de hoje!

Abçs!

Santorin disse...

Meu pai foi um dos candangos de Brasilia, muito bem lembrado.